Cuidar de Quem Cuida | Boas práticas
17151
page,page-id-17151,page-template,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.3.1,vc_responsive

Boas práticas

Este é um espaço de partilha de projetos e atividades de intervenção junto de cuidadores informais de pessoas com demência. A partilha de know-how e esperiências nesta área são de extrema importância, facilitando a criação de novas respostas e mostrando o que de melhor se faz em Portugal junto destes cuidadores informais.

Se promove ações junto de cuidadores informais de pessoas com demência, não deixe de o partilhar! Participe nesta rede e promova a qualidade de vida do cuidador!

Gabinete alzheimer.m@ior

Gabinete alzheimer.m@ior

O Gabinete alzheimer.m@ior foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior em protocolo celebrado com a Associação Alzheimer Portugal em 2013. Com ação nos concelhos de Campo Maior, Elvas e Arronches, presta apoio a pessoas com demência, cuidadores e comunidade.

Contactos: Gabinete Alzheimer.M@ior – Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, Largo Dr. Alberto Santos, s/n, 7370 -025 Campo Maior, telemóvel: 96 13 15 534

proFamílias - demência

proFamílias - demência

O proFamílias-demência é um programa destinado a pessoas com demência e seus familiares. Foi desenvolvido por uma equipa da Universidade de Aveiro em 2008 (financiado pela FCT, ref: SFRH/BD/38109/2007) e encontra-se estruturado em três componentes: a) sessões psicoeducativas em grupos de discussão multifamílias; b) ocupação significativa da pessoa com demência; c) serviço de mediação/suporte pós-intervenção.

Neste momento, o proFamílias – demência funciona na Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiro e nos centros de saúde (ACES) Baixo Vouga II e respetivas extensões de saúde (Cacia). Para saber mais, clique aqui. Inscrições e esclarecimento de questões deverão ser efectuadas para o seguinte email: sara.guerra@ua.pt.

Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal

Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal

A UCC Torre de Sinos de Miranda do Corvo promove o projeto “DAR A MÃO” com a criação do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal (GACI). O projeto é destinado aos cuidadores de pessoas com Demência de Alzheimer, a residir no concelho de Miranda do Corvo. Entre vários objetivos destaca-se a informação e sensibilização do cuidador informal do doente de Alzheimer sobre a Doença de Alzheimer e os apoios existentes na comunidade, assim como a promoção de grupos de auto-ajuda. Para saber mais, clique aqui.

Contactos: UCC Torre de Sinos, Anabela Corino (Enfermeira Coordenadora), Telef. 239530070/ 239530087/ telem. 917179328

Tears of Hope

Tears of Hope

Tears of Hope é um projeto de intervenção psicossocial na demência que assume três formas: intervenção, investigação e formação. Recorre  a metodologias participativas, nomeadamente à arte, para estimular as habilidades do sentir, pensar e ser. Incentiva e valoriza o envolvimento do cuidador. É dirigido a todas as pessoas, instituições, organizações, que lidam com a problemática da demência procurando uma resposta responsável, credível, criativa e inovadora, integrada no plano de atenção e cuidado.

Para saber mais: www.designincludesyou.org e tearsofhope@designincludesyou.org

Coordenadora: Ana Costa

logosCQC